Cidade do México | Roteiro parte 2

DIA 2 – Centro Histórico, Zócalo, Catedral, Tacos, Churros e Artesanato

IMG_5727

Acordamos cedo e fomos tomar um café da manhã típico virando a esquina, pertinho do hotel, no Café Ventura. O desayuno típico deles é praticamente  um prato de almoço, é muuuito reforçado e a comida é meio pesada, pois leva feijão, tortilhas de milho, nopales (um tipo de cacto!!!), salada, queijo, molhos, carne, além de uma cestinha de pães com manteiga. Mas, apesar da aparência bagunçada e não tão apetitosa, é muito gostosa sim! O “combo” de café da manhã funciona assim: você escolhe um dos pratos, e eles vem acompanhados de café e 1 copo de suco de laranja (que estava muito bom, aleluia! porque se tem uma coisa difícil é achar suco de frutas gostoso fora do brasil né?). O preço? um combo desses era por volta de 80 a 100 pesos (16 a 20 reais).

 

Depois desse café reforçado as 9h da manhã fomos bater perna pela cidade. Para chegar até o centro histórico, fomos de metrô, pela estação Insurgentes, que ficava pertinho do hotel. Cada ticket do metrô custa 5 pesos (1 real!) maravilha! Nós descobrimos a rota e qual metrô pegar sempre usando o google maps, que te dá até a quantidade de estações que você precisa contar para descer na sua. Para chegar no centro, é só descer na estação Zócalo, e você vai dar de cara com o Palácio Nacional.

IMG_5701
Palácio Nacional 

IMG_5728Como era período de natal, a cidade estava toda enfeitada, e com atrações de inverno como pista de patinação no gelo, tobogã e musica natalina! Uma curiosidade é que a “identidade visual” da cidade do méxico (CDMX) é rosa pink! Achei bem vibrante e bonito!

 

O centro histórico é a parte central da cidade do méxico, e é focada no Zócalo (uma praça central enorme). Ao redor, temos o Palácio nacional, O Palácio das Belas Artes, A catedral metropolitana, a Torre Latinoamericana, os Correios… Em volta da praça tem várias ruas de comércio bonitinhas, com chão de pedra, cara de antiga.

IMG_5759

 

Queríamos entrar no Palácio de Belas Artes, maas (por uma raridade) esquecemos de olhar o horário de funcionamento e ele é fechado na segunda. 😦

IMG_5873

IMG_5794
Palácio de Belas Artes

IMG_5800

Dentro da Catedral Metropolitana da Cidade do México, havia uma encenação do nascimento de Jesus, bem fofo. 🙂

IMG_5706
Catedral Metropolitana

Agora, olha esses Correios, gente! É tão lindo que é ponto turístico hahaha

 

IMG_5786
Correios

IMG_5882

Paramos para almoçar em uma das lojas da Rede El Huequito Tacos Gourmet, que estão espalhadas por tooooda a cidade. Eles são famosos pelo Taco al Pastor,  que é feito com uma carne de porco marinada em um monte de temperinhos e fatiada estilo churrasquinho grego, sabe? Daí vem assim, coberto de queijo ❤ Na mesa, limão e vários molhinhos de pimenta para acompanhar, indo do mais leve para o mais picante.

IMG_5806

Depois ficamos andando mais um pouco e entrando em algumas lojinhas, descobri uma forever 21 com sessão plus size na frente do El huequito e fiquei bem feliz 😀

Bateu a fome e de repente nos deparamos no meio do centro e de um monte de pessoa (sério, lugar lotado) com essa lojinha de churros bem charmosinha, a Churreria el moro. E eu preciso dizer que essa foi tipo a melhor descoberta da viagem!!! hahaha Fomos primeiro na lojinha do centro (Eje Central Lázaro Cárdenas 42. Centro Histórico) mas depois descobrimos uma mais perto do nosso hotel, que ficava em Polanco (Dentro de El Palacio de Hierro Polanco, Moliere 222, Colonia Polanco) 

IMG_5823

IMG_5834

Depois dessa parada estratégica para comer churros com cajeta (caramelo) em uma pracinha ali perto, fomos ao famoso Mercado de artesanatos La Ciudadela! Ele é um dos principais mercados da cidade, super tranquilo, organizado e limpo. Tem muuuuita lojinha e muita opção de itens de decoração e presentes. Se eu pirei? Só queria levar tudo!

É lá que você vai encontrar as maravilhosas caveiras mexicanas de todos os tamanhos e tipos imagináveis, chapéus, roupas típicas, louças, cerâmicas,almofadas, pratos, etc. Eles aceitam cartão e dinheiro, e apesar dos preços simpáticos, é sempre bom dar uma boa pechinchada pra conseguir desconto, principalmente de loja em loja. Compramos várias caveiras e umas cerâmicas lindas, nossos imãs de geladeira (item obrigatório em viagens!) e outras lembrancinhas. Achei esse mercado beeem melhor do que o de Coyohácan (bairro da frida, post em breve!) 

Depois de fazer andar o dia todo a pé e estar com um monte de sacolas de caveiras mexicanas, decidimos chamar um uber de volta pro hotel.

IMG_5884

Descansamos um pouco e fomos jantar no El Califa, outro restaurante especializado em tacos. E foi lá que descobri o tal do queijo Oaxaca, que virou um dos mesu queijos favoritos (se eu pudesse eu tinha trago pro brasil, sério!). Uma pena que a gente só encontra ele lá!

O que mais gostei aqui foi a variedade de opções de recheios principalmente sem carne, e com cogumelos (eu = a louca do cogumelo) e queijo. Como de costume, esse restaurante também já tinha várias opções de molhinhos (do mais leve ao mais picante) na mesa.

Barriga cheia, pés cansados, hora de descansar e dormir bem no hotel, porque o dia 3 foi dia de ir até as Pirâmides bem cedinho. Então, fim do dia 2! Até a próxima!

Um Comentário Add yours

Deixe um comentário