Le Levain [Confeitarias em Roma]

Moramos há 1h20 de Roma, e sempre que temos a oportunidade vamos para a cidade conhecer algo novo e passear por lá. E claro, que eu sempre tento incluir alguma Pasticceria (Confeitaria) nova pra conhecer, principalmente se tem uma pegada mais moderna. Conhecer novos lugares e sabores tem sido um mix de hobby e trabalho. Em um dia desses em Roma ouvi falar da Le Levain, que já me ganhou o interesse pelo nome (Levain significa Lievito Madre em italiano ou o nosso conhecido fermento natural em português, ou ainda o sourdough em inglês), já que eu sou apaixonada por pães de fermentação natural.

A entrada é bem simples e você só identifica o local na rua ao ver a pequena placa marrom do lado do toldo bege. Dentro eu achei uma graça, ela tem uma pegada mais francesa (percebam escrito Boulangerie na entrada!) mas a combinação de sabores é mais criativa e saborosa, que é justamente o que os italianos fazem com a confeitaria clássica francesa. Já adianto que gostei tanto daqui que já até voltei! ;D

IMG_2394

IMG_2395

Outro ponto que me chamou muito a atenção nessa pasticceria foi que ela não tem um Bar, com os mais variados tipos de bebidas alcóolica para fazer drinks, coquetéis, etc, tão comum em todas as confeitarias italianas. Eu particulamente nunca entendi esses bares e o foco no happy hour, mas, conversando com a chef dona da confeitaria Grué (em breve post sobre), ela me explicou que sem o Bar, as confeitarias não conseguiriam se manter pois o faturamento aumenta com a venda dos drinks e petiscos no happy hour e que os custos para abrir uma pasticceria aqui na itália são tão grandes (taxas, etc) que eles precisam de ticket médio sempre alto para se manter. Sendo bem sincera, eu não curto essa mistura de bar e pasticceeria. E eu gostei da Levain porque ela tem essa carinha de bakery mesmo, com o foco nos pães, sobremesas, doces e café. Basta. Mas, de qualquer forma, eles tem uma geladeirinha alí no canto que vende cervejas artesanais.

IMG_2380

IMG_2390.jpg

A vitrine possui opções clássicas italianas, mas com uma inspiração na estética francesa (bem parecido com o que eu estudei na escola). Ou seja, lá você encontra as sobremesas super italianas como crostatas, plum cake, tortas de pistache e de cioccolato con ricotta, torta meringada, bignés (choux), mont-blanc, biscotti e cookies (como o cookie de cioccolato & fiore di sale (delícia) que eram vendidos em pacotinhos a parte por 4 euros cada), mas também encontra saint-honoré, macarons, tarte tartin, eclair e madeleines.  Eu acho essa mistura do sabor italiano com a estética francesa incrível e super me inspira!

IMG_2371

A apresentação das sobremesas é linda e a vitrine é bem iluminada, e aberta, facilitando muito na hora de ver a sobremesa e escolher. Difícil é exatamente escolher qual provar.IMG_2369IMG_2372

IMG_2370

IMG_2387

Ah, eles também tem um cantinho com água de graça, que eu amo.

IMG_2586-2

Quando eu fui dar uma olhada na vitrine, uma torta de ricotta já me chamou a atenção porque eu sou apaixonada por sobremesas com ricota ❣  (apesar do grande preconceito que esse pobre queijo tem no Brasil) e sou felizona aqui na Itália porque eles adoram e usam como base em vários doces. Uma pequena observação para o fato de que a ricota italiana é sim diferente da ricota brasileira (é bem mais saborosa e cremosa), mas eu já gostava de ricota desde sempre, hehe.

Provamos então a tarta de ricotta, noci e cioccolato (4,00 euros. Ricotta di pecora siciliana, noci e gocce di cioccolato fondente Valrhona) que estava perfeita (até o yuri que não liga pra ricota amou), não era muito doce e as nozes davam uma crocância deliciosa, e a Tarteletta Vaniglia e Caramello (4,20 euros. Mousse alla vaniglia, caramello e nocciola caramellata), o contraste do recheio de caramelo, com o crocante das nozes e a cremosidade dessa mousse de baunilha estavam bons demais.

IMG_2376

IMG_2375

Em outra ocasião, pedimos o Moana (4,20 euros. Pan di spagna al pistacchio, gelè di mango e passion fruit, gelé fi frutti di bosco, mousse vaniglia e cioccolato bianco) que tinha uma mistura incrível de pistache, manga e maracujá, e um dos meus favoritos que foi a combinação inesperada do Ginger Rocher (zenzero, vaniglia Givrè bacche e nocciola) com chocolate ao leite, gengibre e avelãs! ❤

Além disso, eles também tem a parte salgada, com pães de fermentação natural, croissants, focaccia, quiches, baguetes e vários lanchinhos feitos com estes pães como croissants recheados, sanduíches, etc. Tudo com a aparência deliciosa, claro. Provamos um croissant e um panino preto recheado com saladinha verde com rúcula e abobrinha grelhada e salmão defumado (4 euros cada). Aprovadíssimo!

IMG_2582IMG_2389

Por fim, levamos pra casa um pão integral com nozes que vou te contar viu…

IMG_2633.jpg

👋 Anota ai: Le Levain – Via Luigi Santini 22-23, Roma (Trastevere).

Horário de funcionamento: Seg a Sab 8h a 20h30. Dom 9h as 20h.Le

Deixe um comentário