Gelsomina – Pasticceria Sicilliana em Milão

Milão é uma cidade que divide opiniões. Há quem ame e há quem não vê graça nenhuma. Conheci italianos que acham que Milão não tem nada a oferecer  e que os milaneses são metidos e esnobes (hahaha), aquela eterna discussão que eles tem de norte x sul.  Eu gosto de Milão. Acho que seria bem legal morar lá.  E justamente por ter essa característica tão de “cidade grande” e de metrópole é que lá acaba sendo um lugar propício para abrir negócios e lugares diferentes e mais modernos. E quando eu digo moderna, quero dizer que são locais que fogem do tradicional e do clássico italiano, por exemplo, a estética e decoração de uma confeitaria ou o estilo dos doces.

IMG_4381

Na última vez que estive em Milão, eu tinha uma lista de confeitarias que queria muito ir e a primeira delas que visitei foi a Gelsomina. Aberta ainda há pouco tempo (na época que fui) a Gelsomina é um uma viagem ao sul da itália, com pratos e doces com sabores típicos dessa região como os doces a base de muuuito pistache, a cassata e o cannolo siciliano tão típicos da Sicilia e a sfogliatella e coda de aragosta, clássicos de Napoli. Também tem sobremesas a base de ricotta, crostatas, maritozza con panna e claro vários tipos de folhados bem típicos italianos que a gente ama.

IMG_4384

Gostei muito da vitrine e das boleiras, tudo bem abastecido, visual transparente e clean.

IMG_4385

IMG_4386

A decoração, outro ponto forte do lugar (eu amei) também complementa essa viagem, te levando para toda aquela vibe da Sicília, Campania e Puglia. Sabe quanto tudo foi pensado e decorado de um jeito que pareça que não foi pensado e organizado? hahaha eu amo. tem um ar bem leve, casual e despojado, complementado pelo verde dos cactos e acabamentos com cimento e cerâmica azul.

IMG_4388

Os preços são mais altos do que os de uma pasticceria típica italiana, principalmente se você olhar os valores dos cafés e dos folhados. Mas é o preço que se paga a mais pelo ambiente e por estar em Milão, né. Pedi um bolinho 100% de pistache e um cannolo de ricotta, que é recheado na hora. Curti muito o cannolo, estava uma delícia. Ponto muito positivo para o fato de que eles recheiam o cannolo na hora que você pede. Isso evita que o canudo de massa perca a crocância e o produto fica mais fresco. O bolinho acho que poderia ser menos doce, talvez balanceado com outro sabor mais amargo ou um toque de sal? (eu amo um pistache salgadinho hehe)

img_4390.jpegIMG_4392

No geral, vale a pena a visita, principalmente se você chegar em Milão pela estação de trem Central, já que a pasticceria fica pertinho dalí.

IMG_7157
Ciao! Até a próxima!

Deixe um comentário